Quarta, 20 Março 2019 19:07
VISITA

Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência se reúne com coordenadora do Conade

Representante da entidade nacional faz visitas a conselhos de Estados do Nordeste para discutir maior integração entre as esferas

Entidades e instituições participaram de reunião do CEPCD com a coordenadora do Conade, Hélia Braga Entidades e instituições participaram de reunião do CEPCD com a coordenadora do Conade, Hélia Braga Bruno Levy

Texto de Bruno Levy

Os conselheiros estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDPCD) receberam na manhã desta quarta-feira (20), na sede da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), a coordenadora do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Hélia Braga, para discutir políticas públicas em favor da PcD.

Durante a reunião, a coordenadora apresentou um panorama geral do funcionamento e das atividades do Conade no início do ano, além da realização de visitas a conselhos de outros estados. Segundo ela, é necessário que haja uma melhor comunicação entre as esferas para ampliação territorial e qualidade de serviço.

“Essa comunicação entre os conselhos municipais, estaduais e federal deve ser ampliada para que deixe de ser frágil, truncada. Desta forma, o trabalho será realizado de forma integrada com informações compartilhadas a qual servirão de apoio para outras entidades”, disse Hélia.

Coordenadora do Conade Hélia Braga ao lado do presidente do CEPCD Jorge Porto e o presidente da Adefal João Ferreira

De acordo com o superintendente de Políticas para os Direitos da Pessoa com Deficiência, Gino César Menezes, a nova gestão do Conade deve assumir ainda em abril e espera que ela possa discutir temas pertinentes a pessoa com deficiência. “As instituições devem estar cada vez mais ativas e observando o movimento que acontece no Congresso Nacional”, disse Gino.

Entre as entidades presentes estavam o Conselho Municipal de Maceió, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas), Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) e a Associação Pestalozzi de Maceió.