Quinta, 21 Setembro 2017 17:43
ENCONTRO

Conferência Metropolitana da Promoção da Igualdade Racial ocorre nesta sexta-feira (22)

Intuito é discutir e aprovar propostas que atendam às demandas dos segmentos étnico-raciais e de religião de matriz africana

Evento reunirá segmentos étnico-raciais, grupos afroculturais, quilombolas e gestores da região Metropolitana Evento reunirá segmentos étnico-raciais, grupos afroculturais, quilombolas e gestores da região Metropolitana Sirley Veloso
Texto de Sirley Veloso

Representantes de Maceió, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba  se reúnem nesta sexta-feira (22), durante a Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial, etapa Região Metropolitana. Intuito é discutir as demandas dos segmentos étnico-raciais e eleger delegados à Conferência Estadual. O encontro é realizado pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Alagoas (Conepir-AL).

O evento reunirá segmentos étnico-raciais, grupos afroculturais, quilombolas e gestores da região Metropolitana, com o propósito de discutir políticas públicas que atendam as demandas de negros, quilombolas, indígenas, ciganos e povos de religião de matriz africana.
As Conferências têm como tema central, a “Década de Afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”. A Metropolitana ocorre no Campus IV do Cesmac ,  que fica no antigo Colégio Guido, no Farol.

A palestra magna do evento será ministrada pela mestre em Educação, Mônica Nascimento. Professora da Universidade Federal de Alagoas, Mônica é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diversidade Étnico- Racial, Gênero e Sexualidade (Nudes) e coordenadora do Programa de Extensão Pró Identidade, do Projeto de Extensão Relações Étnico-Raciais na Educação Básica.

Após as discussões sobre as demandas dos segmentos e aprovação das propostas apresentadas durante o encontro, serão eleitos os delegados à Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro deste ano.

As Conferências Intermunicipais acontecem em nove etapas. Já foram contempladas as regiões do Baixo São Francisco, Alto Sertão, Norte, Tabuleiros do Sul, Médio Sertão e Planalto da Borborema.  Além da Metropolitana, as próximas etapas acontecem em  Arapiraca e União dos Palmares, respectivamente dias 26 e 29 deste mês.